57. Exageros fim de ano

Está pensando no banquete do final do ano? Fuja dos exageros!

inal de ano é época de confraternizações, festas e reuniões, e o destaque nessas ocasiões é a mesa farta. Desde docinhos até os mais elaborados pratos. Normalmente, justamente por conta da época, nos permitimos comer mais à vontade. Mas será que essa liberdade pode causar algum problema?

Segundo o educador físico Diego Borges, da Academia Gustavo Borges, comer exageradamente pode causar aumento de colesterol, assim como aumentar a tendência a outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Além desses problemas, o seu desempenho físico também pode ser afetado, por isso, a dica é ficar atento à quantidade de alimentos que você está ingerindo. “A verdade é que a energia utilizada em um treinamento pode ser a energia construída com o que você comeu no dia anterior. Além disso, a hiperinsulimia causada por uma grande refeição pode gerar problemas como sono excessivo, queda de performance, tonturas ou mesmo uma bela hipoglicemia durante o treino”, explica Diego.

Mesmo que as tentações sejam grandes, estimule-se a ter hábitos saudáveis, procure fazer atividades físicas, beba bastante água e coma frutas e saladas. Outra dica que Diego sugere é comer devagar, porque se você comer muito rápido, você vai ingerir mais alimento. “Tente evitar as bebidas alcoólicas, ou evite ingerir muito, e sempre beber água intercalado com a bebida, não por uma questão de emagrecimento, mas por saúde. A bebida não engorda mais que comer, mas ela gera retenção de líquido e você pode se sentir estufado”, completa ainda Diego.

E não esqueça de sempre arrumar um tempinho para se exercitar no período das festas – mesmo que seja uma caminhada ou corrida na praia, o importante é não ficar parado. Aproveitem bem as festas, mas sem extrapolar! Saúde em primeiro lugar!

Deixe uma resposta