boy-633014_960_720-768x512

Sim, política também é coisa de criança!

boy-633014_960_720

Sim, política também é coisa de criança!

Por se tratar de um tema mais complexo, pensamos que conteúdos políticos estão longe do interesse e entendimento das crianças, mas isso é um engano – além de ser decepcionante para os pequenos, que muitas vezes desejam expressar suas opiniões, mas acreditam que não faria diferença.

Um estudo divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a percepção das crianças diante da política mostra que elas têm um bom conhecimento sobre aspectos da política nacional:

  •  98% sabem quem é a presidente;
  •  87% sabem que o voto é secreto;
  •  86% sabem que vivemos em regime democrático;
  •  67% sabem que já passamos por uma ditadura;
  •  64% são contra o voto obrigatório.

 

Legal, não é? Imaginem se os menores tivessem abertura para expressar suas opiniões mais vezes! Talvez criassem mais gosto por assuntos políticos, para os quais muita gente torce o nariz, mas que são de extrema importância para o país.

A análise realizada com 120 crianças do Rio de Janeiro e de São Paulo, com idades entre sete e 12 anos, aponta ainda que as escolas não falam de política com as crianças, deixando essa tarefa para os familiares.

O problema é que os pais também não conversam sobre isso com os filhos. A pesquisa revela que metade das crianças entrevistadas não ouve sobre política nas conversas dos mais velhos ou até mesmo em comentários informais.

Aproximadamente 60% dos pequenos mostraram interesse em emitir seus pensamentos sobre a política, mas essa mesma quantidade considera que seria incapaz de influenciar o voto da família. O estudo indica ainda que as crianças estão atentas constantemente às informações que as cercam e mesmo com a reclamação de que os pais e o colégio não discutem política com elas, os mirins apresentam grande conhecimento sobre o tema.

Apesar de a pesquisa apresentar uma pequena fração do nosso país, ela representa um grande passo em relação a dar mais espaço e voz para crianças na área política.

Vamos ficar mais atentos a isso, afinal estamos criando cidadãos!

 

Acesse: www.swimcolors.com.br!

Deixe uma resposta