post-swim-colors-01

Não abandone a natação no inverno!

Com a chegada do inverno, muitos pais começam a interromper as aulas de natação das crianças, por medo que elas se resfriem ou sofram com crises asmáticas. Poucos sabem que a modalidade é a mais indicada para o tratamento de problemas respiratórios e uma das atividades mais benéficas para esta estação do ano.
Segundo Débora Coletta, professora de natação da Academia Gustavo Borges Barigui, de Curitiba, a prática de exercícios aquáticos contribui para a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, pois exige expansão torácica e expiração forçada pelo nariz no momento de imersão da cabeça na água. “Os exercícios podem melhorar a musculatura e abrir as vias aéreas para as trocas gasosas, auxiliando as pessoas que sofrem de problemas respiratórios”, explica.
Importante ressaltar que durante esta época do ano, o cuidado deve ser redobrado para evitar o choque térmico, pois a temperatura do ambiente, após a saída da piscina, costuma ser mais baixa. É imprescindível retirar a roupa molhada e manter a criança aquecida.

Benefícios da natação para a saúde e bem-estar do seu pequeno:

São inúmeras as vantagens que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, tranquiliza o sono, proporciona aprendizagem de noções de espaço e tempo, aumenta resistência muscular e estimula a coordenação motora dos membros superiores e inferiores. Como nas aulas de natação os bebês gastam muita energia, também aumentam o apetite, além de ficarem mais relaxados”, comenta Débora.

Deixe uma resposta