25 anos medalha olímpica GB

Gustavo Borges: 25 anos da primeira medalha olímpica e grande legado

Há 25 anos, no dia 27 de julho de 1992, o atleta Gustavo Borges, conquistou sua primeira medalha olímpica, nas Olimpíadas de Barcelona! A medalha de prata foi conquistada nos 100 m livre. De lá pra cá, Gustavo Borges é referência quando o assunto é natação! Seu legado ultrapassa os ganhos do pódio.

Nascido em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mas de Ituverava de coração, o atleta brilhou nas principais competições mundiais! Gustavo sempre esteve à vontade dentro d’água, tanto nas brincadeiras com colegas quanto se arriscando nas primeiras braçadas dentro das piscinas. Chegou ao pódio pela primeira vez aos 9 anos, em uma gincana entre escolas – ficou em terceiro lugar numa prova de 50 m.

Os feitos das nossas crianças são realmente grandes! Essa pequena vitória foi a que considera sua iniciação no esporte. Antes de chegar à fama internacional com seu nado veloz, muito esforço e dedicação acompanharam Gustavo. Veja sua trajetória para os pódios aqui.

Hoje o atleta exibe no currículo de nadador diversas medalhas! Seus principais títulos são:

  • 4 x medalhista em Olimpíadas
  • 4x recordista mundial
  • 19x medalhista em Jogos Pan Americanos
  • 31x medalhista em Copas do Mundo

Sua despedida das piscinas foi em Atenas, em 2004, mas não parou por aí! Com sua paixão e vivência esportiva na água, Gustavo Borges continua dando diversas contribuições para o mundo esportivo com a rede Academia Gustavo Borges e com a Metodologia Gustavo Borges.

Em 2001, com a primeira Academia em Curitiba, no Barigui, começou a história da Metodologia. Era fundamental ter um método próprio de ensino, com qualidade no aprendizado. A Metodologia Gustavo Borges foi fundada em 2005 e hoje oferece ferramentas práticas para as empresas, que vão desde avaliações dos alunos a processos de planejamento de aulas.

Com metodologia própria, as academias e as palavras, o nadador roda o Brasil mostrando que talento e dedicação caminham lado a lado! Com os pequenos, gosta de cair na piscina e nadar junto! As ações com os alunos, além de divertirem, motivam os pequenos a se aprimorarem no nado.

 

Curiosidades:

Nome: sabia que o nome completo do Gustavo inclui um país? Aquele que tem a Torre Eiffel! Seu nome completo é Gustavo França Borges.

Altura: com muito feijão e arroz e atividade física, o atleta cresceu muito! Sua altura é de 2,3 m!

Sonho de infância: aos 10 anos de idade percebeu que seu sonho era ganhar uma medalha olímpica.

Formação: qual você acha que é a formação do Gustavo Borges? Educação Física? Quem chutou Educação Física errou! Sua formação universitária é em Economia, pela Universidade de Michigan – Ann Arbor, MI, USA.

Clubes que representou: A. A. Ituveravense, A. A. Francana, São Carlos Clube, C.R. Vasco da Gama e E.C. Pinheiros.

Hall da Fama: Gustavo Borges faz parte do Hall da Fama da Natação Mundial! A honraria foi entregue ao nadador em 2012 pelos feitos dentro e fora das piscinas.

 

25 anos - legado
Gustavo Borges com os alunos do Aperfeiçoamento I da Academia Gustavo Borges Tarumã – Curitiba.

Deixe uma resposta