speedo

A tecnologia na natação

speedo

No centro deste imagem temos o Gustavo Borges, grande nadador olímpico e parceiro da Swim Colors.

A tecnologia na natação

Que a natação é um esporte super completo e que faz muito bem para as crianças, já falamos aqui em outros textos (você pode lê-los aqui e aqui!).  Não é a toa que nadar é um dos esportes mais antigos do mundo, sendo competido desde a Grécia antiga nas primeiras olimpíadas.

Apesar de ser uma atividade milenar, a tecnologia não deixa para trás os amantes da água: ela progride de forma exponencial e não seria diferente para nossas amadas raias! Por exemplo, no nado sincronizado a tecnologia no esporte se faz presente através de recurso de áudio. Para as competidoras ouvirem a música e não perderem o tempo, é utilizado um som sub-aquático com ótima qualidade acústica.

Outros grandes destaques tecnológicos são as câmeras e sensores de piscinas, criados por uma equipe inglesa de engenharia. Eles permitem medir a resistência e propulsão dos nadadores mandando as informações coletadas para um computador central que mede a velocidade do atleta, forças e ondas, permitindo avaliar os padrões de movimentação corporal e calcular a resistência das ondas criadas.  Desta forma, pode-se aprimorar os resultados dos atletas.

Na Suíça, um software foi criado também para otimizar o tempo e movimentos na hora de nadar. Este software captura os movimentos com câmeras parecidas com as inglesas, porém o diferencial é que o equipamento é instalado em um tipo de carrinho e as câmeras posicionadas dentro da piscina em dois pontos: uma no nível da água e outra um pouco acima. As imagens são enviadas de forma simultânea para o software que faz comparações com os movimentos mais perfeitos possíveis já realizados, possibilitando ao treinador indicar ao atleta onde ele precisa melhorar.

Para facilitar a vida dos nadadores dos estilos borboleta, costas e livre, um novo contador de voltas foi criado para ser instalado no fundo das piscinas. As mini-telas, que reproduzem imagem em alta resolução, ficam posicionadas em cada raia, no lado oposto da chegada, e mostram a contagem regressiva de voltas restantes do atleta. Antes, eram os oficiais das competições que contavam as voltas, o que tirava o foco na prova em si e não conseguiam prestar  tanta atenção na execução dos movimentos.

Outra novidade é a borda de apoio de largada para o nado de costas, equipamento que promete melhorar a saída e trajetória dos nadadores no momento de entrada na piscina. O ângulo formado pelas pernas em relação à superfície da água durante o impulso final da largada será maior, assim, os pés do atleta tem menos contato com a água.

Quem diria que existe tanta tecnologia para a natação competitiva, não? Estamos sempre acompanhando os nadadores na televisão, revistas e mídias, que nem percebemos todo o processo que envolve uma prova.

A Swim Colors também não fica para trás! Nossa modelagem é exclusiva e confortável, nossas estampas não desbotam, nosso tecido é mais resistente e seca mais rápido (sem contar a proteção UV+50, que colabora na saúde das crianças!).

Que tal dar uma conferida no nosso site e se aproveitar de toda essa modernidade?

Acesse  www.swimcolors.com.br e confira!

Deixe uma resposta