leitura-novo-universo

Qual história você vai contar para o seu peixinho hoje?

Era uma vez um peixinho que adorava nadar com suas roupas divertidas. Toda noite sua família se reunia para contar uma história. Entre gestos, caretas e palavras novas, ele ia conhecendo mais o mundo. Quando lhe contavam que existia um novo universo, ele ficava encantado e criava outros. Ele ia entendendo sentimentos, valores e assimilando novas culturas. Assim, o peixinho voou para ter aventuras no espaço!

A contação de histórias e a leitura cumprem papeis muito importantes na vida das crianças – e das famílias. Com essa atividade lúdica, podemos transmitir valores, apresentar civilizações com diferentes tradições e até sentimentos. Seu filho pode entender sobre aquela sensação de explodir de irratação ao ler sobre um Baiacu que incha quando tem raiva, por exemplo. A leitura desenvolve a memória e o raciocínio nos pequenos, melhora a escrita, estimula a imaginação e ainda favorece um momento gostoso em família.

Os livros levados para casa precisam ter temáticas e ilustrações que adequadas à idade da criança. Tais recursos precisam provocar interesse e aguçar a imaginação de cada faixa etária, para estimular o desenvolvimento cognitivo e social. Os livros com som ajudam a assimilar a história para os muito pequenos, já os com muitas cores e imagens chamam atenção para os detalhes. Mais tarde ele mesmo pode criar e desenhar uma história para você!

Deixe seu filho escolher os livros também, tornando prazerosa a ida à biblioteca e fortalecendo a autonomia e o direito de escolha/opinião. Nos espaços infantis da livraria ele pode interagir com crianças diferentes e ser conduzido, por outra criança, para um livro inesperado. Dê para ele um livro que você leu na sua infância – a ilustração do livro pode ser bem diferente das atuais, mas é uma ótima troca. É importante ter alguém que leia para os menores e que tenha o hábito de ler sozinho, para incentivar que a leitura continue presente, mesmo quando o peixinho se tornar peixão!

leitura-familia

Dicas de livros:

Tem Alguém na Barriga da Mamãe. Faixa etária: a partir de 2 anos.
A Manta Frederica no Reino do Mundo. Faixa: a partir de 2 anos.
Resgate Animal. Faixa: a partir de 2 anos.
A Gueixa e o Panda Vermelho. Faixa: de 3 a 5 anos.
Divertidamente: Emoções no Comando. Faixa: de 4 a 6 anos.
Frida Kahlo para Meninos e Meninas. Faixa: a partir de 4 anos.
A Escolinha do Mar. Faixa: de 5 a 6 anos.
A Bolsa Amarela. Faixa: a partir de 6 anos.
Malala, a Menina que Queria ir Para a Escola. Faixa: de 6 até 11 anos.
Até as Princesas Soltam Pum. Faixa: de 7 a 9 anos.
A Vovó Virou Bebê. Faixa: a partir de 9 anos.
O Menino do Dedo Verde. Faixa: a partir de 10 anos.

ACESSE E COMPRE!

swim colors

Deixe uma resposta