natação e respiração

Para problemas respiratórios: natação!

Quem sofre com problemas respiratórios sabe como o inverno pode ser cruel com seu ar seco, que contribui para maior dificuldade em respirar. E você sabe qual é o remédio natural que, além de combater os problemas respiratórios, ainda contribui para deixar a vida mais divertida? A natação!

A natação é o esporte mais indicado para tratamento de problemas respiratórios! Cientistas já estudaram o efeito da natação e evidenciaram que o esporte, especialmente no inverno, ajuda a combater resfriados, asma, rinite e bronquite!

Segundo Débora Coletta, coordenadora de natação infantil e professora de natação da Academia Gustavo Borges, a prática de exercícios aquáticos contribui para a melhora da capacidade cardiorrespiratória, pois exige uma necessidade de expansão torácica e a expiração forçada pelo nariz no momento de imersão da cabeça na água. “Os exercícios podem melhorar a musculatura e abrir as vias aéreas para as trocas gasosas, auxiliando as pessoas que sofrem de problemas respiratórios”, explica.

Ricardo Almeida, coordenador de fitness da Academia Gustavo Borges, também comenta como a atividade física e a natação são grandes aliadas da saúde nessa época fria. “No inverno, especificamente, os exercícios ajudam o corpo a enfrentar as alterações climáticas e a aumentar a resistência às doenças que são comuns da estação, como a gripe”. A maior imunidade que a natação proporciona é como um escudo protetor contra doenças da época!

“A natação é uma das modalidades mais recomendadas nesse período, porque ela fortalece o sistema imunológico e ainda promove o alívio dos sintomas das doenças alérgicas e respiratórias, como a asma, a rinite e a bronquite, que são bastante comuns nos meses de frio”, complementa Ricardo. Nas épocas frias, em que a umidade do ar diminui, o vapor de água das piscinas auxilia na respiração, pois umidifica o ambiente – isso evita lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, infecções virais.

A Academia Gustavo Borges oferece piscinas quentinhas e ambientes climatizados, para ficar bem confortável durante a natação!  Para evitar o choque térmico, sempre retire toda a roupa molhada, secando bem o corpo e cabelo, e se agasalhe bem antes de sair do vestiário. Assim os pulmões ficam fortes, saudáveis e felizes pela aula divertida de natação!

ACESSE E COMPRE!

swim colors

Deixe uma resposta