Otite

Otite: veja as causas e saiba como evitar

Os pequenos entram em contato com várias outras crianças e ainda estão aprendendo a secar corretamente o ouvido – está criado o ambiente perfeito para a otite surgir! Otite é uma inflamação de ouvido mais frequente nas crianças, levando muitas ao consultório pediátrico. Ela pode ser tratada com medicamentos recomendados pelo médico e, como algumas causas são controláveis, pode até mesmo ser evitada!

Duas causas controláveis são a fumaça de cigarro e a uso da chupeta. Enquanto as substâncias do cigarro diminuem a oxigenação sanguínea e causam obstruções vasculares, aumentando o risco de danificar o único vaso interno do ouvido, o ato de chupar altera a pressão de ar dele.

E, bam! Bate a dor de ouvido, que é o principal sintoma da otite! Ao notar que o seu filho está com dor, sensibilidade e comichão no ouvido, ou outros sintomas, como audição abafada ou perda de audição, sensação de bloqueio no ouvido, secreção no ouvido e até mesmo febre, não hesite em levá-lo no pediatra.

É sempre possível evitar otite? Depende do tipo dela.

 

Otite externa

Mais comum em crianças acima de quatro anos, é a inflamação da pele que reveste as paredes do canal auditivo, que começa no orifício da orelha e termina cerca de 2 cm para dentro.

São duas causas as causas mais comuns: excesso de água ou umidade acumulada, e o hábito de introduzir inadequadamente instrumentos para a limpeza dos ouvidos, inclusive a haste flexível de limpeza. A umidade ambiental, o suor excessivo, a exposição a uma temperatura ambiental elevada, e água contaminada também contribuem para a inflamação.

A otite externa tem como evitar! Durante o banho evite a entrada de muita de água e sabão nos ouvidos do seu filho e depois do banho e da aula de natação, seque muito bem os ouvidos com uma toalha limpa. Outra dica é utilizar touca de banho, de preferência de látex ou silicone e nas aulas de natação cobrir as orelhas com a touca.

 

Otite média

Ocorre mais nos primeiros três anos de vida e é uma inflamação mais profunda e sem relação com a entrada de água nos ouvidos. A parte inflamada é interna ao tímpano, em uma cavidade protegida da entrada de água.

Normalmente é causada por inflamações do nariz e da garganta, causadas por alergias, vírus e bactérias: os vírus causadores de gripes e resfriados prejudicam o sistema imunológico, abrindo caminho para outros microrganismos, que se proliferam no ouvido médio e causam a infecção. Devido à maior incidência de gripes e resfriados ser no inverno, a otite média é mais comum nos meses mais frios do ano.

Sistema imunológico enfraquecido, alergias respiratórias, baixa qualidade do ar, resfriados e infecções respiratórias frequentes e a convivência intensa com outras crianças aumentam os ricos do aparecimento da otite média. Esse tipo de otite é mais difícil de evitar, mas tem como se prevenir: mantendo a saúde do seu filho sempre bem! Atividade física e alimentação adequada vão manter o corpo sempre forte!

Deixe uma resposta