gustavo_borges_atenas_2004

O Novembro Azul passou, mas a preocupação com a saúde continua!

Novembro é o mês de levantar a bandeira da conscientização sobre a saúde masculina. Mas não é porque o mês está chegando ao fim que a preocupação com ela deve diminuir.

O Novembro Azul começou com uma campanha que iniciou na Austrália, em 1999, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde então, todos os anos ações são realizadas no sentido de estimular a atenção com a saúde masculina de maneira geral.

E isso deve começar de maneira preventiva! A recomendação do coordenador de Fitness da Academia Gustavo Borges Mercês, Ricardo Almeida, é prevenir agora para, no futuro, ter uma vida mais saudável, assim como também é importante eliminar fatores de risco para futuras doenças, como tabagismo, má alimentação e sobrepeso. “Eu sempre comparo que a atividade física é igual a escovar os dentes. Você sabe que é importante, deve incluir no seu dia a dia até entrar na sua rotina”, explica.

A Academia Gustavo Borges oferece atividades para todos os gostos para tornar esta tarefa mais fácil. Ricardo conta que entre os homens as mais procuradas são as aulas de natação, musculação e GB Bike.

Incentivo familiar

A família é muito importante em qualquer processo, inclusive nos esportes e no cuidado com a saúde. Ricardo diz que várias famílias frequentam a academia, e que o esporte ajuda a estreitar a relação entre pais e filhos.

O coordenador acrescenta que é necessário sempre fazer exames preventivos. “Nosso corpo é uma máquina perfeita que funciona bem se cuidarmos bem dele. Procurar o médico para ele orientar quais exames fazer para se iniciar a pratica de uma atividade física. Com a liberação do médico, sempre um profissional de educação física irá poder prescrever a atividade ideal com a intensidade especifica para cada pessoa.”.

Mais uma dica do Ricardo é praticar atividades aeróbicas – de flexibilidade, força e resistência – no mínimo 2x por semana, por no mínimo 30 minutos. Outro fator importante é a alimentação, fechando o tripé da saúde.

Deixe uma resposta