Alongamento

Nos dias mais frios, capriche no aquecimento para evitar lesões

Você sabia que não se aquecer antes da prática esportiva nos dias frios pode levar até mesmo a uma fratura? Com a temperatura mais baixa, o risco de romper ligamentos e fraturar ossos é maior, porque o corpo está contraído e leva mais tempo para estar preparado para a atividade física. O fluxo sanguíneo precisa cumprir um processo gradativo para atingir seu ponto ideal de funcionamento, levando oxigênio para a musculatura.

Nos dias mais frios, o cuidado deve ser redobrado! “Nessa época do ano o corpo demora um pouco mais para aquecer e por isso no inverno devemos caprichar um pouco mais no aquecimento, que pode ser um alongamento dinâmico”, explica Débora Coletta, coordenadora de natação infantil e professora de natação da Academia Gustavo Borges.

Alongar-se também é preciso!

Já o alongamento é importante para aumentar a flexibilidade muscular. Durante o alongamento, o músculo aumenta sua amplitude e depois retorna ao seu comprimento normal. Curioso, não é mesmo? Em qualquer época do ano, alongar os músculos previne tensões, rigidez e o encurtamento dos grupos musculares e pode auxiliar na melhora da postura, uma vez que se alongar aumenta a consciência corporal. O alongamento ainda serve como um relaxante muscular!

O alongamento combate a contração muscular, que pode causar câimbras, dores e até mesmo uma lesão mais grave. Então, fuja da tentação de ficar com o corpo contraído nos dias mais frios! Dar uma esticadinha no corpo ao acordar é um hábito mais que bem-vindo! Faça isso por uns minutinhos, sem forçar demais a musculatura.

Os erros mais comuns do alongamento são esticar demais o corpo, não manter a postura correta e – o mais perigoso – conciliar alongamento com exercícios por conta própria. Sem orientação adequada, também há chances de lesão! Por isso o alongamento deve ser feito com orientação profissional, que vai alertar sobre qual a melhor forma de se alongar antes de cada atividade, alerta Débora.

Na Academia Gustavo Borges, os professores são preparados para indicar o melhor aquecimento e alongamento para cada exercício, inclusive nas aulas de natação, em que os peixinhos começam devagar dentro d‘água! Há também aulas de alongamento para quem quiser participar. O importante é não abandonar a prática do exercício durante os dias mais frios!

 

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