Natação inclusiva: porque a água é para todos!

down's

 

Natação inclusiva: porque a água é para todos!

Já ouviu falar que a natação é para todos? Então, ela é um dos esportes mais inclusivos e completos. A natação é recomendada, em especial, para as crianças portadoras de necessidades especiais, que podem ter habilidades maximizadas por meio da atividade física. O bebê da foto acima é o Henry White, um pequeno britânico portador de Síndrome de Down. Acha que isto impede que ele nade feito um peixinho? Jamais!!

Em alguns casos, como de portadores de síndrome de down, os professores mantêm a mesma medida de atenção para cada aluno. A paciência e correções dos exercícios são feitas da mesma forma. A diferença é que pessoas com síndrome de down são mais corajosas, aceitando com mais vontade os desafios propostos.

Já nos casos de crianças e jovens com esquizofrenia e autismo é necessário um pouco mais paciência, até que o professor consiga ganhar a confiança do pequeno. Como é difícil a comunicação com eles, os avanços são lentos, mas possíveis.

O esporte além de integrador, garante o desenvolvimento psicomotor das pessoas com necessidades especiais. Bastam pequenas e criativas adaptações nos padrões das aulas e pessoas com diferentes limitações e idades terão a chance de aprender um pouco mais as técnicas da modalidade.

Cair na água é uma delícia!

Água quentinha, música, brinquedos, desafios… Nossa, já deu até vontade de pular na água pra se divertir assim. Muito bom, não é?

O exercício dentro d’água ajuda a desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, o sistema motor, sensorial e até afetivo, além de auxiliar na postura do menor, aumentando o equilíbrio do tônus muscular e possibilitando uma melhor sustentação da cabeça, o que facilita o manuseio da criança.

Há um crescimento ainda no relacionamento de confiança com os pais e uma melhora no soninho, que passa a ser mais tranquilo e gostoso.

Vale lembrar que no momento da prática de atividade física é essencial a presença dos pais. Isso torna a aprendizagem mais eficiente, já que a proximidade de ambos pode evitar ”choros” comuns ao enfrentamento do novo universo. Papais sempre por perto!

 

E, para curtirem a água sem medo de errar no look, a Swim Colors tem várias coleções perfeitas para nadar! Temos a coleção Quero Ser (com peças de profissões que sempre dizemos que queremos ser quando crianças), Press Start (inspirada nos jogos de video game dos anos 70 e 80), Animal Print (maiôs descoladíssimos com estampas de animais) e Flores de Maria.  Afinal, toda criança é especial ;D

 

Acesse: www.swimcolors.com.br e confira todas as nossas novidades!

 

Deixe uma resposta