Não sobrecarregue as crianças na hora do aprendizado

Não sobrecarregue as crianças na hora do aprendizado.

Todos sabem que as tarefas extracurriculares são ótimas para o aprendizado dos pequenos e uma excelente alternativa para quem deseja evitar o excesso de tempo dedicado aos jogos de videogame e internet, não é verdade?

Agora com a volta às aulas, os pais já iniciam a procura por aulas e cursos que possam ser realizados paralelamente à escola, pois essas atividades ajudam a organizar melhor o tempo das crianças e auxiliam na saúde física e mental.

Logicamente, esses afazeres não podem ocupar o tempo da brincadeira, leitura ou lição de casa. O tempo ideal para as tarefas extras é de uma a duas horas por dia.

 

Veja algumas dicas para saber se seu filho está feliz com as atividades diárias:

É bom tomar cuidado para não transformar o aprendizado em estresse. A criança precisa fazer o que gosta, não somente o que os pais têm vontade. Quando ela está motivada a fazer a atividade, o desempenho é muito mais prazeroso.

Os pais devem observar se o pequeno não está apático ou sonolento, pois talvez tenham que rever a atividade. Pode ser um alerta!

Às vezes, a família não percebe que a criança está estressada pelas atividades do dia a dia, mas ela fica irritada e chora à toa. É preciso ver como a criança se sente e a sua rotina para saber como dosar as atividades.

É necessário ensinar ainda que existe a hora de aprender, mas que também existe o momento de descanso, para que ela possa brincar e ser criança. Afinal, essa é uma das melhores fases da vida!

 

www.swimcolors.com.br

 

Deixe uma resposta