Largada triathlon

Haja fôlego! Veja como são as provas de triathlon

O esporte dá mais saúde, disposição, alegria e até mais disciplina. Sempre tem algum que agrada mais do que o outro, como natação, corrida ou ciclismo. E tem gente que gosta de fazer esses três! São os triatletas, competidores do esporte que reúne três em um: largam à beira-mar, pegam a bike e terminam com a corrida.

E a graça está em se superar constantemente, não é mesmo? Nadar um pouco e saber que pode nadar mais. Pedalar por um tempo e saber que o corpo pode ir além. Correr um pouco e fazer corridas em terrenos diferentes. Por isso as provas de triathlon têm diferentes distâncias, para os amadores se tornarem profissionais ou verem o seu desenvolvimento enquanto aumentam o nível de dificuldade.

Formatos das provas:

 44. Provas de triathlon

O Sprint Triathlon é a prova mais curta e, por isso, é a porta de entrada dos iniciantes no triathlon. Ela também é chamada de Short e não deixa de ter importância para os atletas iniciados, que participam para manter a competitividade e o ritmo. O Triathlon Olímpico tem o dobro das distâncias do Sprint e os participantes precisam de mais tempo de dedicação, aumentando o volume e intensidade dos treinos. Os primeiros colocados dessa modalidade fazem a prova em menos de 2h.

Novamente dobrando a distância, tem o 70.3, em que o principal organizador é o Ironman. Essa modalidade também é conhecida como Meio Ironman. Ele é chamado 70.3 porque a distância da prova são 70.3 milhas. Treinar para conquistar um Meio Ironman exige ainda mais dedicação – os atletas que competem treinam pelo menos 2h diárias, estendendo o tempo de treino nos finais de semana.

E para quem quer participar de uma prova de 140.6 (também organizado principalmente pelo Ironman, tanto que é conhecido como Ironman ou Ironman Full), precisa de habilidade também para ajustar os horários no dia a dia. Os treinos são de 3h a 4h diárias, com frequentes pedaladas nas estradas nos finais de semana. Ganha o título de Ironman o atleta que finalizar a prova em até 17h, sendo que os primeiros atletas finalizam com pouco mais de 8h.

Um feito heroico, não acha? E há quem vá ainda mais longe, no Ultra Triathlon ou Ultraman, o maior desafio de triathlon do mundo! Essa prova é tão longa que é feita em três dias – o primeiro tem natação oceânica e ciclismo, o segundo tem ciclismo e o terceiro corrida – e as etapas de cada dia devem ser concluídas em até 12h. Assim como no 140.6, além das longas distâncias, os atletas enfrentam diferentes condições climáticas, como oscilações de temperatura, ventos de até 40 km/h, chuva e alta umidade, o que dificulta ainda mais a prova.

Quem inventou o Ironman?

A história do Ironman começa no Havaí, em 1978, e começou com uma discussão de qual atleta é melhor: nadadores, corredores ou ciclistas? Para descobrir qual das modalidades era melhor, o então comandante da marinha americana, John Collins, lançou o desafio de nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,2 km, distâncias de três importantes provas havaianas – natação de Waikiki, corrida ciclística ao redor de Oahu e a maratona de Honolulu. O primeiro a terminar a prova seria o homem de ferro. Dos 15 participantes, 12 completaram a prova, sendo o norte-americano Gordon Haller o vencedor, com 11h46min58seg.

Em 1982, a prova era em fevereiro e em Oahu, depois desse ano passou para o mês de outubro, na Grande Ilha, em Kona, onde o Mundial de Ironman é feito até hoje. Para participar do Mundial, os atletas amadores precisam ter classificação em outras provas do circuito mundial de Ironman e os profissionais devem ter boa colocação no sistema de pontuação Kona Pro Ranking.

A satisfação em participar de uma prova de triathlon e em alcançar a linha de chegada com a determinação é tão intensa que faz os atletas estarem constantemente competindo – mesmo provas que parecem insanas. Vários atletas da Academia Gustavo Borges participam dessas provas de longa resistência! Para saber quem eles são e conhecer um pouco mais sobre eles, é só ficar de olho na série especial de triathlon que a academia está preparando para suas redes sociais! Curta a fanpage oficial da GB e acompanhe o especial! www.facebook.com/academiagustavoborges

 

swim colors

Deixe uma resposta