Criança dormindo

Contando carneirinhos: a importância do sono para as crianças

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde dos pequenos. É quando estamos dormindo que o cérebro assimila as informações que recebe durante o dia. E, nessa fase de puro desenvolvimento que é a infância, as crianças não param de adquirir conhecimento! Para os recém-nascidos, dormir é tão importante que isso é feito na maior parte do dia – eles chegam a dormir mais de 14h! Naturalmente, esse tempo vai diminuindo nos primeiros meses, na infância e na adolescência, mas esse ele deve continuar tendo cuidado e qualidade.

Dormir é tão importante quanto à alimentação e higiene – e tudo acaba interligado. Dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária contribui para a atenção da criança, memória, humor, comportamento, aprendizagem e controle emocional. Crianças com bom desenvolvimento escolar são aquelas que, dentre outros fatores, são campeãs do tempo certo de sono! Os próprios hormônios de crescimento se desenvolvem mais durante a noite, enquanto a criança está no profundo.

Como meu filho pode dormir melhor?

Uma boa rotina é fundamental, pincipalmente antes de deitar. Dormir sempre no mesmo horário (e cedo – até às 21h, segundo especialistas), com atividades calmas e alimentação leve nas últimas horas do dia contribui para o embalo do sono. Deixar o ambiente confortável e acolhedor, com quarto organizado, roupa de cama limpa e luz baixa também fazem o corpo entender que a hora de dormir chegou.

Agitação e estímulos logo antes de deitar estão proibidos. Nada de som alto e aquela brincadeira de pega-pega deve ser substituída por uma leitura relaxante. O uso das telas, como tablets, smartphones e televisores deve ser menor nesse horário. As bebidas também devem ficar para o outro dia, para que as crianças não despertem com vontade de ir ao banheiro durante a noite.

E nada melhor do que muita diversão durante o dia! Praticar atividade física ajuda muito para um sono de qualidade e mais profundo. Isso acontece porque o esporte libera endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Com maior relaxamento, fica mais fácil ter uma noite bem dormida. A rede da Academia Gustavo Borges está cheias de aulas para as crianças! As aulas têm muita animação e agitação para contribuir para o desenvolvimento (motor, cardiorrespiratório e social dos pequenos) e para ninguém precisar contar carneirinhos para dormir.

 

swim colors

Deixe uma resposta