blog-01

A Descoberta do Brasil

blog-01

   Dia 22 de abril é o dia em que os brasileiros comemoram a Descoberta do Brasil, lá em 1500. Em 2016, completa-se 516 anos da chegada de 13 caravelas portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral no litoral do país. Chamado inicialmente de Monte Pascoal e, mais tarde, Ilha de Vera Cruz e, ainda, Terra de Santa Cruz, somente depois de encontrada a árvore pau-brasil, em 1511, o país passou a ser chamado de Brasil.

   A descoberta ocorreu em um período em que Portugal e Espanha navegavam e exploravam o oceano em busca de novas terras. Quando se fala em “Descobrimento do Brasil de 1500” deve-se recordar que, antes da esquadra de Cabral chegar pelas terras brasileiras, havia uma diversidade de aproximadamente 3 milhões de nativos com sua própria cultura, religião e conhecimentos, além das 274 línguas (conforme a FUNAI) faladas no território.

   Ao abordar esse tema, é preciso criar reflexões críticas sobre a historiografia da “descoberta”, como: o império capitalista, explorador e predatório das florestas (tal como a extinção do pau-brasil), a escravização de indígenas e africanos que esteve presente a partir de 1500, entre outros aspectos.

   Há inúmeras histórias e curiosidades dessa época do descobrimento. São muitos os mitos que contam sobre os antigos navegadores, como o mar engolindo barcos e monstros assustadores.

Acesse: www.swimcolors.com.br!

Deixe uma resposta